sábado, 18 de setembro de 2010

O que faz você suar


O suor excessivo pode ser extremamente incômodo e até acabar com a vida social de uma pessoa. Se você acha que é o seu caso, não hesite em procurar um médico, saiba que o nome dessa doença é hiperidrose, e já existem tratamentos para acabar ou manter sob controle o problema. Enquanto isso, vamos dar uma olhada no que nos faz suar? 

Calor e umidade 

Quando a temperatura sobe, suas glândulas sudoríparas (cerca de 2,6 milhões delas) entram em ação, produzindo a transpiração. O suor é o jeito natural do seu corpo se manter refrescado. Parte do suor evapora da sua pele, levando junto o calor. O resto escorre pelo rosto e pelo corpo. Nos sentimos com mais calor quando está úmido por que o ar já saturado dificulta a evaporação do suor do corpo. 

Ficar bravo pode causar suor 

Quando você fica com raiva, seu corpo chega a seu ponto de ebulição, liberando hormônios que aumentam a freqüência cardíaca e pressão arterial e aumenta a temperatura corporal, o que pode levar a um aumento do suor. Se essa raiva for muito freqüente, cuidado, pode ser sinal de algum problema mais grave. 

Exercícios Físicos 

Suar, suar e suar é um jeito de saber que você está aproveitando bem o seu exercício. Como você perde muitos líquidos durante o exercício físico, não esqueça de se manter bem hidratado, antes, durante e depois. Isso ajuda a manter a temperatura do corpo e ajuda na performance também. 

Estar sob pressão 

Todo mundo que perdeu um prazo no trabalho ou ficou mudo diante de um público sabe o quanto stress, ansiedade e vergonha podem fazer você suar. Stress emocional especificamente ativa as glândulas sudoríparas da palma das mãos e sola dos pés, o que pode tornar aquele aperto de mão meio constrangedor quando você está nervoso. 

Febre 

Quando estamos doentes, nosso cérebro aumenta o termostato do corpo em alguns graus. Sentimos frio e calafrios enquanto o corpo aumenta sua temperatura para tornar o “ambiente” menos hospitaleiro para os germes. Quando o aquecimento começa é que o suor entra em ação, sua função é ajudar o corpo a se refrescar e voltar para uma temperatura normal. 

Outras doenças podem nos fazer suar 

O suor não é necessariamente um sintoma de febre, pode ser o caso de doenças mais sérias, como angina e até de um ataque cardíaco. Infecções, diabetes, e hiperatividade da glândula tireóide também aumentam o nível de suor do corpo. Por isso um acompanhamento médico é sempre fundamental. 

Café 

Aquela primeira xícara da manhã pode ir além de te ajudar a acordar, ela também pode te ajudar a começar a suar! O café aumenta a transpiração de duas maneiras. Primeiro, a cafeína estimula o sistema nervoso central, ativando as glândulas sudoríparas (quanto mais cafeína você consumir, mais poderá suar). Segundo, o próprio calor da bebida por fazer o seu corpo sentir mais calor, causando o suor. 

Comidas apimentadas 

Quando você dá aquela primeira garfada naquele prato super apimentado não parece que tem um incêndio na sua boca? Esses alimentos enganam seu corpo, fazendo com que ele ache que está com calor, pois estimulam os mesmos receptores nervosos que respondem a essas situações de calor. 

Menopausa e as ondas de calor 

Durante a menopausa, os níveis excessivos de estrogênio enganam direitinho o hipotálamo – o responsável pelo controle da temperatura do corpo. Não importa o calor que está lá fora, uma onda de calor vai fazer com que eu corpo ache que está no meio do deserto do Saara. Em uma tentativa desesperada de eliminar o excesso de calor, os vasos sanguíneos se dilatam e as glândulas sudoríparas disparam a todo vapor. 

Cigarro 

Eis outro motivo pra deixar de vez o cigarro de lado: fumar pode fazer você suar! A nicotina faz com que o corpo libere o químico acetilcolina, que estimula as glândulas sudoríparas. Também aumenta a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a temperatura corporal. Estar em abstinência de nicotina também aumenta o suor, mas se você agüentar por tempo suficiente para largar de vez o hábito, vai valer a pena: diminuirão suas chances de ter câncer, enfisema e várias outras doenças fatais. 

Remédios e seus efeitos colaterais 

Ainda que sirvam para fazer com que você se sinta melhor, alguns medicamentos podem ter seus próprios sintomas. Suar pode ser efeito colateral de vários remédios, incluindo antidepressivos, anti-inflamatórios, medicamentos para a pressão e tratamentos para o câncer e diabetes. Se for o seu caso, converse com seu médico. Talvez uma alteração na dose ou até uma troca de medicamento resolva o problema. 

O amor.. ah, o amor.. 

Você pode achar que é coisa do coração, mas se apaixonar começa mesmo no seu cérebro, com uma descarga de hormônios do amor que se assemelham muito à adrenalina. São eles os responsáveis pelo coração acelerado, mãos suadas e outros clássicos sintomas físicos que indicam que você está perdidamente apaixonado. 

Gravidez 

Os hormônios que tomam conta do corpo durante a gravidez e uma aceleração do metabolismo pode fazer você sentir mais calor que o habitual e deixar suas glândulas sudoríparas mais ativas. Cuidado duplo nessa hora: beba bastante água para se manter e manter o bebe bem hidratado! 

Espero que tenham gostado! ;)

Nenhum comentário: